Ana Moura Boutique

  Blog

Círculo cromático nos looks: aprenda a combinar cores a seu favor!

Escrito em 26 de fevereiro de 2022

Círculo cromático nos looks: aprenda a combinar cores a seu favor!

Você sabia que a cor é a primeira coisa que chama atenção em uma roupa? Por isso é tão importante aprender a usar o círculo cromático nos looks. Além de auxiliar na composição da nossa imagem pessoal, as cores também transmitem emoções e desvendar esse universo mágico é uma delícia!

 

Qual a importância do círculo cromático nos looks?
Em primeiro lugar, aprender a harmonizar cores é um desafio e tanto. O círculo existe para dar essa mãozinha. Com a ajuda da ferramenta, você vai perder o medo de brincar pois já sabe de cara quais cores combinam entre si para causar efeitos variados.

Antes de destrinchar as diferentes possibilidades de combinação, vamos entender um pouquinho mais sobre a história dessa ferramenta:

Teoria das cores e o círculo cromático
 

As cores estão por tudo e podem ser usadas ao nosso favor, seja para transmitir mensagens ou sensações. Elas são faixas de ondas visíveis a olho nu e são produzidas na retina através da luz refletida ou difundida pelos objetos. Parece confuso na teoria, mas com um pouquinho de prática é possível transformar o círculo cromático em um aliado.

Dentro da teoria das cores temos as primárias (cores base: amarelo, vermelho e azul), as secundárias (formadas por uma mistura entre as primárias) e, por fim, as terciárias, que são a mistura de cores primárias com secundárias.

 

O que é o círculo cromático?

O círculo cromático nada mais é do que, como o próprio nome já diz, um círculo em formato de pizza dividido em 12 “fatias”. Cada fatia representa uma cor. Temos, no total, 3 primárias, 3 secundárias e 6 terciárias. Essa ferramenta foi criada com o objetivo de facilitar a combinação de cores e criar harmonia entre elas!

Além de ser usada por designers e artistas, o círculo também é parte fundamental da consultoria de imagem.

 

Como usar o círculo cromático nos looks?
Essa ferramenta existe para nos lembrar das infinitas possibilidades de cor que existem por aí, sobretudo as mais ousadas. Dentro do círculo cromático, temos 4 possibilidades de harmonia de cor:

Harmonia monocromática



Para começar, o queridinho ton sur ton, aposta da vez nas passarelas internacionais. Isso quer dizer que você irá explorar apenas uma fatia do círculo, ou seja, uma cor com suas diferentes tonalidades.

Ton sur ton

Se preferir, pode usar uma única tonalidade e aí vale apostar em tecidos com texturas bem ricas, para não deixar o look monótono. Essa é a harmonia mais popular e praticamente à prova de erros. Suas vantagens? Afina, alonga e deixa a produção instantaneamente elegante.

 

Monocromático na passarela da Versace e nas ruas!

Harmonia de cores complementares
Chamamos de complementares as cores que estão em lados opostos do círculo. Esse mix inusitado traz originalidade e dinamismo para o look! Se você ainda tem medo, comece aos poucos, aproveitando para combinar os acessórios e pequenos detalhes.

 

Combinação de cores complementares – Círculo cromático nos looks

 

Brinque com as combinações tanto nas roupas quanto nos acessórios!

 

Harmonia de cores análogas

Uma combinação harmônica, suave e refinada que trabalha com cores vizinhas. Apesar de serem um pouco contrastantes entre si, o resultado fica bem alegre e interessante.

 

 

Harmonia tríade e com mais cores


Vibrantes, ousadas e informais, essa combinações misturam 3 ou mais cores que possuam a mesma distância entre si dentro do círculo. Por se tratar de uma harmonia chama muita atenção, eu aconselho deixá-la para vitrines, evitando carregar demais a imagem pessoal!


Dicas bônus e segredinhos da consultora de moda!
Agora que você já sabe como usar o círculo cromático nos looks, vale frisar que nem todas as cores favorecem. Nossa pele, cabelo e olhos impactam diretamente na percepção da cor. Por isso é tão importante descobrir qual é a sua paleta de cor!

Aqui na JB Academy nós usamos o exclusivo método D.N.A Color, aprovado pela FIPI (Federação Internacional dos Profissionais de Imagem) e pensado exclusivamente para a pele brasileira. Ele segue a metodologia do sazonal expandido e foi amplamente testado para a nossa realidade. 

Para finalizar, cores como preto, branco, azul escuro e cinza médio são consideradas neutras e funcionam bem em qualquer pessoa. Elas podem servir de base para combinar com qualquer outra do círculo!

retirado: 

https://julianabacellar.com.br/circulo-cromatico-nos-looks-aprenda-a-combinar-cores-a-seu-favor/

 


×